phone TELS:. (21) 3503-1616 / 2539-2447 / FAX:. (21) 3503-1671
email santabarbara@santabarbara.com.br

Dicas para as mamães

Aos pais - Alimentação - Amamentação - Cuidados com o bebê - Enxoval do bebê - Teste da orelhinha - Teste do pezinho - Vacinas

Aos Pais - ALOJAMENTO CONJUNTO

Na Santa Bárbara, as mamães tem o privilégio e a tranquilidade de ficar com o seu bebê no quarto (opcionalmente) durante todo tempo, sendo nosso objetivo o incentivo ao aleitamento materno e os primeiros cuidados com o recém-nascido.

HIGIENE DO BEBÊ
Higiene básica
Banho dos Pais com o Bebê Exige Bom Senso Banho: Cuidados com a Criança Durante o Banho
Cabelos das crianças:cuidados ao lavar
Fralda: Como Trocar a Fralda do Bebê
Higiene Bucal: Atenção com a Mamada Noturna
Higiene Bucal: Quando Iniciar ?
Umbigo: Cuidados básicos

Higiene básica
Os cuidados com a higiene do bebê são primordiais para que ele se matenha sempre saudável. Após a cicatrização do umbigo, o bebê precisa tomar banho todos os dias porque sua pele sensível, irrita-se facilmente, quando em contato com o suor. Se a higiene é feita corretamente, ele fica menos propenso ao aparecimento de assaduras, desfrutando de uma maior tranquilidade.
Durante o banho, a temperatura da água deve estar entre 36 e 37º; não é aconselhável que a criança tome banho quando estiver com a temperatura do corpo acima de 37.5º, problemas intestinais severos ou com irritações cutâneas.
Sempre que o bebê for tomar banho, poderá ter seu couro cabeludo lavado com xampus ou sabonetes específicos. Caso a criança esteja com crostas na cabeça, devido às secreções de sebo, aplique um oléo emoliente para facilitar a remoção. Para auxiliar no trabalho, use uma escova ou pente apropriado para o bebê e não tenha medo de machucá-lo, pois a cabeça da criança é menos frágil do que se pensa.
Quando a criança estiver com algum problema que a impeça de tomar banho, umedeça uma esponja macia embebida em sabonete líquido específico para bebê. Para a proteção da pele, use cremes emolientes ou talco hidratante para formar uma película protetora.


Banho dos Pais com o Bebê Exige Bom Senso
Muitos pais tomam banho com aos filhos, prática prazerosa para a criança, por proporcionar contato corporal e afeto necessários nesta fase. Porém, é importante usar o bom senso e respeito, vitais para evitar a estimulação precoce da sexualidade, principalmente, a partir de um ano de idade.
Quando o banho ocorre com bebês até um ano de idade, não apresenta maiores problemas, já que o contato pele a pele com os pais é bom para ambos. "É importante para o bebê nessa fase todo o contato corporal, mas os pais devem ficar atentos para evitar mexer nos genitais, estimulando excessivamente o nível sexual.
A partir de um ano de idade, a criança naturalmente olha para os genitais dos pais e passa a ter uma percepção maior das diferenças. "É necessário ajudar a criança perceber que além da mãe/pai, existem outras coisas ao redor, senão ficará centralizado no corpo da mãe ou do pai..
A ruptura desse processo, no entanto, deve ser gradual, mostrando à criança que este momento é dela. O banho é dela. Não é o seu banho, é o banho dela. Deve-se evitar a erotização e ter bom senso. Há casos de pais que costumam pegar nos genitais do filho para ver se fica ereto, isso não é recomendável.


Banho: Cuidados com a Criança Durante o Banho
A hora do banho traz sempre muita insegurança, principalmente, para as mães de primeira viagem. O bebê parece tão frágil e escorregadio que dá impressão de que vai se afogar na primeira oportunidade. Mas, estabelecendo-se uma rotina, mantendo-se o bom senso e observando-se algumas pequenas regras, tudo fica mais fácil. Deixe tudo pronto antecipadamente: o sabonete do bebê, a toalha, as fraldas, roupinhas limpas, etc.
Utilize de preferência banheiras anti-deslizantes e bem apoiadas. Verifique se a água não está quente demais.
Tire as roupinhas do bebê, deixe a fralda e envolva-o numa toalha, de modo a prender delicadamente seus braços. Sente-se próxima à banheira e lave o rosto e a cabeça do bebê, sem ainda colocá-lo dentro da água.
Depois desenrole o bebê, retire a fralda e segure-o com seu braço esquerdo. Você deve passar o seu braço esquerdo pelas costas do bebê e prender firmemente embaixo do braço esquerdo dele. Deste modo, a cabeça fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sente seguro.
Coloque-o delicadamente na água e, com a mão direita você pode banhá-lo facilmente. Retire-o da água e envolva-o na toalha. Seque cuidadosamente todas as dobrinhas. Não é recomendável usar talco.
Seque bem, principalmente, o umbigo. Não use faixas, sem curativos fechados. Vista a criança com roupas confortáveis e não prenda os braços ou pernas, pois o bebê gosta de movimentá-los.
Cabelos das crianças: cuidados ao lavar
Enquanto uns bebês nascem carecas outros nascem com cabelos de sobra. Com cabelos demais ou não, na hora do banho surge a dúvida da mãe em saber se pode usar xampu para deixar cheirosa a cabeça do bebê.
Não há problema em usar xampu infantil nos recém-nascidos, desde que não sejam cáusticos e não provoquem lágrimas.
Outra dúvida, comum das mães, é se os cabelos das crianças podem ser lavados todos os dias. Os cabelos podem ser lavados diariamente, aplicando duas vezes o xampu sempre com um enxágüe adequado e abundante. E, quando os cabelos são secos ou compridos, é possível usar creme condicionador infantil porque ajuda a desembaraçar, hidratar e proteger os fios.
Lembre-se que os produtos indicados para os cabelos das crianças são sempre os infantis e não os de adultos, já que estes produtos desenvolvidos para o público infantil, possuem composição mais suave e concentrações mais baixas de corantes e fragrâncias.
Fralda: Como Trocar a Fralda do Bebê
Em primeiro lugar limpe o bumbum do bebê e em seguida passe um creme protetor. Além disso, é necessário manter as mãos limpas para evitar qualquer tipo de contato indesejável com a pele do bebê. Para facilitar a troca de fraldas deve-se manter todos os itens à serem utilizados num só lugar. Jogue tudo o que tiver usado, como gazes, chumaços, fraldas numa lixeira com saco plástico.
Itens necessários
• Algodão: compre um rolo e deixe os chumaços separados antes de usar
• Toalhinhas: para limpar fezes e secar o bumbum do bebê
• Tigela com água morna: o algodão e água morna é a maneira mais adequada de se fazer a higiene do bumbum da criança
• Creme protetor: pode ser um reme indicado pelo pediatra ou óleo de amêndoas doces
• Gaze umedecida: é útil para limpar o bumbum do bebê quando você estiver fora de casa.
• Fraldas descartáveis ou de pano
• Fita crepe
Troca de fraldas passo-a-passo
1 - Abra a fralda com as fitas adesivas na parte de cima. Levante o bebê pelos calcanhares com um dedo entre eles e coloque a fralda embaixo com a borda de cima na linha da cintura.
2 - Levante a parte da frente, com o pênis do menino voltado para baixo (para não urinar para cima) e estique bem a fralda sobre a barriga do bebê.
3 - Segure uma ponta na posição certa e, com a outra mão tire a proteção da fita e cole-a paralela à borda da fralda, na parte da frente.
4 - Faça o mesmo procedimento do outro lado, verificando se a fralda está firme em torno das pernas do bebê.
5 - A fralda deve ficar ajustada na cintura do bebê com uma folga de apenas um dedo.
Higiene Bucal: Atenção com a Mamada Noturna
A higienização bucal deve ser um hábito cultivado pelas mães mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho do bebê. A recomendação, endossada por todos os dentistas e pediatras, deve ser em dobro quando nascem os dentinhos de leite.
A última mamadeira – tomada antes de dormir – pode provocar cáries rampantes, que aparecem na junção dos dentes com a gengiva. A fermentação do leite na boca da criança cria um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e estas bactérias são precursoras das cáries.
O risco apresentado pelas cáries rampantes são, principalmente, a destruição do esmalte dos dentes e as dores de dentes. “Muitos pais não se preocupam com a primeira dentição por achar que mais importante que os dentes de leite são os dentes permanentes. Lembre-se também que os dentes de leite são vitais, pois dão a dimensão do espaço a ser ocupado pela dentição permanente.
Os pais devem perder o medo e escovar os dentes dos bebês. Um odontopediatra pode dar toda a orientação necessária para uma higienização perfeita. Higiene Bucal: Quando Iniciar ?
A higiene bucal do bebê deve ser iniciada logo no nascimento do primeiro dente, utilizando-se uma escova dental de cerdas macias e cabeça pequena, sem o uso de pasta dental. O uso da pasta só deve ser introduzida aos dois anos de idade e esta deve ser do tipo fluoretada e infantil, pois as pastas indicadas para adultos contêm maior grau de abrasivos.
Após cada refeição, os dentes devem ser higienizados com a escova posicionada em movimentos rotatórios de forma a abranger todas as superfícies do dente e massagear a gengiva, não esquecendo o uso do fio dental. Quando iniciado o uso da pasta, esta deve ser utilizada em pequenas quantidades, a fim de evitar a sua ingestão. É importante que o momento da higiene bucal seja lúdico e agradável. O uso de brincadeiras, músicas e a observação da higiene bucal dos próprios pais, pela criança favorecem a instalação deste hábito por toda a vida. A higiene bucal faz parte dos métodos de prevenção da saúde bucal e este é o melhor presente que os pais podem dar a seus filhos.
Umbigo: Cuidados básicos
Após o nascimento, o cordão umbilical da criança é cortado alguns centímetros do umbigo. O procedimento, que para a mãe pode parecer doloroso, não causa dor à criança, porque nesta área não há nervos.
Em cerca de dez dias o coto deve ficar preto e cair, mas até lá a mãe deve ter cuidados especiais, pois antes de cair há risco de infecção, principalmente, se o umbigo permanecer, durante muito tempo, molhado e sujo.
Até cair, o coto deve ficar bem ventilado. As secreções são normais, mas o pediatra deve ser consultado se o local apresentar pus ou sangue. A área em volta não deve ficar vermelha ou inchada. Caso isso ocorra, o pediatra deve ser consultado o mais rápido possível, pois estes sintomas indicam infecção.
Cuidados passo-a-passo
1 - Deixe o maior tempo possível o coto em contato com o ar. Não cubra o local com calça plástica, fralda ou curativos.
2 - Certifique-se que o local esteja sempre seco e limpo
3 - Para limpar o coto, utilize um algodão limpo e umedecido em produto recomendado pelo pediatra.
4 - A limpeza deve ser realizada delicadamente no coto e na região em volta do umbigo
5 - Após a queda do coto, a região deve ser limpa e seca diariamente para que o processo de cicatrização seja concluído.

CUIDADOS BÁSICOS COM O BEBÊ
Aqui Estão Algumas Regras Básicas Para Você Cuidar do seu Bebê:
• Cordão umbilical: quando um bebê nasce e o cordão umbilical é cortado, permanece uma ponta que cairá geralmente entre 7 e 12 dias (pode cair antes ou depois deste prazo). Manter o máximo de higiene é recomendado para evitar infecções. Sempre que trocar o bebê, limpe a base do cordão com um algodão embebido em álcool. Isso ajuda o cordão a secar, fazendo com que caia mais rápido, além de evitar bactérias.
• Arrotos: o bebê precisa arrotar durante e após cada mamada. Sempre tenha uma fralda na frente do bebê, enquanto ele arrota. Uma das maneiras para fazê-lo arrotar é colocá-lo em pé contra seu corpo, com a cabeça em seu ombro. Depois esfregue ou dê umas palmadinhas delicadas nas costas.
• No berço: o bebê deve ser colocado no berço com a cabeça um pouco mais baixa do que os pés, isso evita que sufoque com o vômito.
• Visitas: o bebê deve receber uma visita de cada vez. Evite deixar pessoas com faringites ou amigdalites pegar o bebê para evitar, assim, a contaminação.
• Banho: você deve conversar com o pediatra do seu bebê, visto que alguns médicos acham que o banho só deve ser dado por completo, após a queda do cordão umbilical.
Outros médicos acreditam que o banho pode ser dado logo no segundo dia de vida do bebê, com muito carinho e higiene. Até o bebê completar um mês de vida, a banheira deve ser escaldada e a água fervida. A pessoa que for dar o banho deve lavar as mãos com escova e sabão. Para verificar a temperatura da água, coloque o cotovelo ou dorso da mão na água, que deve estar morna. O nível da água não deve ultrapassar 15 centímetros e o bebê deve ser segurado com firmeza, para se sentir seguro.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO
É muito fácil tirar a certidão de nascimento do bebê, tarefa realizada normalmente pelo pai. Ocorre que na ocasião, a mamãe está em recuperação, ainda na maternidade.
Para fazer o registro oficial é necessário que o pai apresente no Cartório de Registros a via amarela da declaração de nascimento, cedida pela Santa Bárbara na ocasião do nascimento do bebê. Além disso, é fundamental levar a certidão de casamento e a cédula de identidade.
Caso os pais não sejam casados no civil, além da via amarela, é necessário que o casal compareça ao cartório e apresente, obrigatoriamente, o RG.
O registro é gratuito e poderá ser feito em um cartório próximo à Santa Bárbara ou à residência do casal, das 9 às 16 horas.
Nosso setor de internação pode lhe informar o cartório mais próximo.

DE MALAS PRONTAS
Com um mês de antecedência é recomendável que a gestante deixe tudo pronto para a hora do parto. A mala que levará para o hospital é um detalhe importante, que deve ser providenciada com calma e atenção, evitando assim imprevistos. Na sua mala não deve Faltar:
2 pijamas ou camisolas
absorventes pós parto
calcinhas
sutiãs para amamentação
protetores de seios
produtos de higiene pessoal (shampoo, sabonete, etc)

O DIA DO PARTO
Após meses de espera, finalmente você poderá ver o rostinho do seu bebê. A apreensão neste momento é normal, mas saiba que quanto mais relaxada e confiante você estiver, melhor será o seu parto. Fique atenta aos sinais de que chegou a hora para que não confunda as contrações das últimas semanas, com as contrações do parto.
Sinais
O tampão que bloqueia o colo do útero sairá da vagina com uma coloração similar a do sangue. Espere até sentir as dores características do trabalho de parto, pois muitas vezes o tampão cai dias antes do parto. O rompimento da bolsa, quando um jato de água escorre, é o sinal esperado para que você se encaminhe até a maternidade.
Neste momento, ligue imediatamente para o seu médico e o informe sobre possíveis contrações. Não deixe de ligar também para a Santa Bárbara e avisar que está se dirigindo. Isto certamente irá adiantar sua internação.
Quando as contrações começarem, marque o tempo de seus intervalos. A medida em que ficarem menos espaçados, mais fortes e frequentes, você estará em trabalho de parto. No caso de contrações a cada cinco minutos, ande devagar, tome um banho morno para relaxar (se a bolsa não tiver rompido).
Ao chegar ao hospital, um médico deverá fazer exames de rotina, verificará a sua ficha médica e perguntará sobre a freqüência das suas contrações. Após vestir a roupa do hospital, a enfermeira medirá a pressão arterial, temperatura e pulsação e. seu médico, provavelmente fará um exame de toque para verificar a dilatação do colo do útero. O bebê também deverá ser examinado, através do apalpe da barriga e com a avaliação do batimento cardíaco, realizado com um estetoscópio de Pinard ou um sonar. Este exame é importante para avaliar se o bebê está recebendo a quantidade de oxigênio adequada e suficiente durante as contrações.
O pai da criança tem papel fundamental neste momento. Durante as contrações, procure dar apoio e carinho à sua mulher, lembre-a das técnicas de respiração, massageie as costas dela, dê-lhe água, apoie suas solicitações e jamais se magoe se ela se irritar com você. O nervosismo dela é normal.
Na hora do parto respire da forma indicada pelo médico,concentre-se nesta respiração, confie e siga todas as orientações dos especialistas.
Nós da Santa Bárbara faremos de tudo para lhe deixar confortável e tranquila durante sua permanência conosco.


CUIDADOS COM O BEBÊ

Cuidados com a pele do bebê
Os cuidados diários com a pele do bebê devem atender às necessidades de limpeza, carinho e proteção.
• A limpeza é alcançada principalmente durante o banho.
• A proteção da pele é essencial para o resguardo dos agentes agressivos do meio ambiente e eliminação de condições propícias a seu ataque.
• A proteção é alcançada através do toque; massageie delicadamente o corpinho do seu bebê. Deixe que ele sinta o seu toque na rotina de cuidados que você dispende a ele.
Curativo do coto umbilical
Imediatamente após o parto, o cordão umbilical do recém-nascido é branco-azulado. Entre 7 e 21 dias após o nascimento, o coto escurece, cicatriza e cai espontaneamente.
É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca. Procure limpar a base do cordão de duas a três vezes por dia, com hastes flexíveis ou bola de algodão embebido no anti-séptico recomendado por seu pediatra. Quando trocar a fralda do bebê, lembre-se de mantê-la abaixo do coto umbilical para arejar e facilitar a cicatrização. Se a área em volta do umbigo avermelhar ou parecer quente ao tato, comunique-se imediatamente com seu pediatra.
Troca de fraldas: Limpeza e prevensão de assaduras
• Procure trocar freqüentemente a fralda do seu bebê, evitando o aparecimento de assaduras.
• Remova resíduos de fezes, usando vários chumaços de algodão embebidos em líquidos anti-sépticos, água morna e sabonete neutro ou, se preferir uma solução mais prática, use lenços umidecidos. Para proteger a pele do bebê, esses procedimentos de limpeza podem ser adotados mesmo que o bebê não tenha evacuado, pois a decomposição da urina, a uréia e a umidade podem provocar assaduras.
• Se for uma menina, limpe da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido suave.
• Se for menino, retraia um pouco o prepúcio e limpe-o com uma bola de algodão embebida em água morna.
• Se quiser, pode deixar seu bebê sem fralda por alguns minutos para que a pele fique exposta ao ar.
• Se preferir e a critério de seu pediatra, aplique creme protetor contra assaduras na troca de fraldas.
Banho do bebê no berçário
Lembre-se que os profissionais que assistem seu bebê no berçário são dotados de experiência e muita habilidade. Pôr isso a técnica é executada com agilidade, porém, teremos aqui oportunidade de mostrá-la passo a passo.
O banho do bebê no berçário é dado de corpo inteiro, sob o chuveirinho da torneira termoelétrica e com filtro. A água sai após pressionarmos o pedal com o pé e a uma temperatura ideal para o banho.
Logo após o período de aquecimento no berço, contactuamos com os familiares para que a roupinha e anexos sejam trazidas à Unidade Neonatal.
A pia onde será dado o banho é preparada com uma bacia estéril (uso exclusivo para cada bebê) onde iremos apoiar o neném durante o banho. Neste local temos um colchão trocador e uma bandeja contendo todo o material para o banho. Usa-se sabão liquido para este fim e para o curativo do coto umbilical, álcool à 70%.
Banho do bebê
O banho pode ser um dos momentos de maior prazer para você e seu bebê. Aproveite esse momento para ficar mais próxima dele com brincadeiras e exercícios.
Qualquer que seja sua opção, algumas regrinhas são válidas para ambos:
• O banho deve ser dado, preferencialmente, entre as 10 e as 15 horas, evitando ser após as mamadas.
• O quarto ou banheiro deve ter uma temperatura confortável, ao redor de 24ºC, sem correntes de ar.
• Retire qualquer jóia que esteja usando, mantenha suas unhas curtas e lave bem suas mãos antes de começar a banhá-lo.
• Tenha sempre todo o material à mão, inclusive roupas e toalhas.
• Nunca deixe seu bebê sozinho no trocador ou na banheira.
• Não acrescente água quente ou fria quando ele já estiver na banheira.
Banho de banheira
Materiais necessários:
• Banheira tipo bacia de uso exclusivo do bebê
• Shampoo e sabonete neutro
• Água morna com temperatura em torno de 37ºC
Como proceder:
• Coloque água morna na banheira até atingir aproximadamente 12cm de profundidade. Ao tirar as roupinhas e fraldas do bebê, remova com algodão e líquido anti-séptico qualquer resíduo de fezes e urina antes de colocá-lo na banheira.
• Coloque o corpo do bebê na água, aos poucos, começando pelos pés. Seu braço deve apoiar a nuca do bebê. Com a outra mão, comece o banho, umedecendo os cabelos. Aplique um pouco de shampoo, massageando delicadamente. Remova sempre a espuma da frente para trás, enxágüe bem.
• Lave o rosto começando pelos olhos. Lave um olho de cada vez, sempre da parte interna para fora. A face deve ser lavada do meio para as extremidades, ao redor do nariz e orelhas.
• Coloque um pouco de sabonete neutro em sua mão, ou na água, e lave: peito, abdômen, genitais, pernas e pés. Enxágüe bem e vire-o de bruços para limpar as costas e o bumbum.
• Seque-o bem, principalmente nas dobrinhas. Vista-o rapidamente. Escove delicadamente seus cabelos.
Conselhos para reduzir o risco de morte súbita no lactante
Não há conselhos que garantam evitar a morte súbita, mas existem formas de tentar diminuir o risco.


Enxoval do bebê

Enxoval da mamãe (A mamãe deverá trazer)
1 Pacote de absorvente(pós parto) / 1 Chinelo / Calcinhas / 02 Sutiãs de amamentação / 03 Camisolas / Cinta pós parto / Materiais de Higiene Pessoal(pasta de dente, pente, desodorante, xampu, escova de dente) / Protetor de seios(descartável)
Enxoval do bebê
1 Pacote de fraldas RN/P / 2 Mantas / 4 Cueiros / 2 Toalhas fralda para banho / 1 Escova de cabelo / 1 pente / 2 Casacos / Lenços umidecidos / Cotonete / 2 Macacões de perna comprida / 2 Macacões de perna curta / 3 Camisas de pagão / 3 Calças de culote / 3 Meias / 3 Sapatinhos / 2 Luvas / 3 Camisetas


Teste da orelhinha

Como está a audição do seu bebê?
A AUDIÇÃO DO SEU BEBÊ PODE SER AVALIADA NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA!
O "Teste da Orelhinha", cujo nome científico é Emissões Otoacústicas Evocadas, é o mais recente método para detecção de perdas auditivas em recém-nascidos.
Como é feito?
O bebê deve estar calmo, de preferência dormindo ou mamando. Não dói, não fura. É através de um fone que são emitidos sons de fraca intensidade e tem duração de 10 a 15 minutos.
Por que realizar o teste?
O objetivo do exame é detectar precocemente a deficiência auditiva. Não avalia o grau da perda, mas é capaz de detectar possíveis alterações auditivas nos primeiros meses de vida, possibilitando uma intervenção precoce. Entretanto, a maioria só é diagnosticada muito tarde em torno de 3 a 4 anos de idade.
O serviço de TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL (teste de orelhinha) é oferecido pela Clínica Cirúrgica Santa Bárbara. Para maiores informações entre em contato com a equipe do hospital.


Teste do pezinho

O que é o Teste do Pezinho?
É um exame de triagem feito no bebê a partir do seu 7º dia de vida até o 3º mês. É um teste muito importante, pois permite detectar e tratar precocemente diversas doenças e, desta forma, evitar seqüelas e problemas graves, como o retardamento mental.
Toda esta segurança exige apenas a coleta, em papel filtro, de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê.
Como é realizado?
Este exame é realizado em algumas gotinhas de sangue colhidas do pezinho da criança, sendo praticamente indolor. É utilizado material especial descartável que garante total segurança para o bebê.
Algumas doenças evitadas pelo Teste do Pezinho
Fenilcetonúria, Galactosemia, Hipotireoidismo, Hiperplasia adrenal, Fibrose cística, Deficiência de biotinidase, Toxoplasmose, G6PD, AIDS, Anemia falciforme, MCAD, Sífilis, Citomegaloviros, Doença de Chagas e Rubéola


VACINAS



Sinta-se a vontade de entrar em contato com a Clínica Cirúrgica Santa Bárbara, para judá-los da melhor maneira possível.
Tel: (21) 2539 2447
Fax: (21) 3503 1671
E-mail: santabarbara@santabarbara.com.br